sexta-feira, novembro 02, 2007

§ 2 - Filosofia de Ponta: Jogos de computador

Jogos de Computador: odeio-os. Coisinhas mais irritantes, esses dispositivos de fazer perder tempo às pessoas que se viciam neles, e pior, às pessoas que vivem à volta destas. Eu diria mesmo que são uns apetrechos do Demo.
Quem diz Jogos de computador, diz Playstations, Segas, Nintendos-não-sei-quê, coisas que se ligam à ficha, dentro de um espaço fechado, e dão uns bonecos que se movem e actuam à medida que clicamos em botões. Quando eu era miúda, e estas coisas começaram a aparecer - na altura, os da Atlantis, quem não se lembra? - evidentemente que fiz a cabeça do meu pai em água para ter uma, e a minha própria também, porque que remédio tive eu senão esfalfar-me para ter uns notões na escola e merecer o bendito aparelho. E mereci. O papá, na sua magnificiência e eterna justiça, deu-mo. Verdade se diga, em duas semanas já desejava ter pedido outra coisa qualquer. Estava farta. Absolutamente monótono, os jogos eram ridículos, e tinham uma música que fazia esboroar o meu pobre cérebro de criança parva. Caramba, aquilo na TV parecia tão fixe!!!
Nas crianças, compreende-se. Pode até mesmo ser educativo. A miudagem gosta destas coisas de encarnar personagens, viver mundos e vidas diferentes, matar sem morrer, morrer sem matar, ou as duas coisas ao mesmo tempo, dare saltos hercúleos e voar, conduzir carros velozes e barcos elegantes, viver segundas vidas virtuais (gostava de ser isto, gostava de ser aquilo, etc.).
Mas nos grandes... nos adultos de barba rija (sim, na maior parte, homens), não sei, já me parece um bocadito estranho que passem 20 h das 24h diárias em frente a um monitor de PC, a olhar, literalmente, para o boneco (as restantes 4 horas, dividem-nas entre o dormir e o comer e o ver tv...). E é fatal como o destino - vidrados como estão no jogo, podia cair-lhes a casa em cima, que isso mais não era que um pequeno sopro na orelha... Raio de coisa mais viciante, quem a inventou deve andar a arder no inferno - se não anda, já lá deve muitos anos! Se o fervor para tudo fosse o mesmo que algumas pessoas tem para jogar nestas coisas, caramba, que o mundo girava tão mais depressa que se fazia noite ao meio dia....
E esta maluqueira dos SIMS... uma porcaria de um jogo em que as pessoas são um bando de tótós que representam o seu jogador, e vivem aquilo que o jogador não pode viver, na maior parte dos casos. É os Sims nas férias, os Sims na Universidade, os Sims na cidade, os Sims no campo, os Sims no zoo, os Sims cozido, os Sims frito, blá, blá, blá!!! Depois o Second Life, uma treta ao nível planetário, em que até instituições publicas e privadas alinham... Raio de ânsia de viver a vida que não é a nossa... perca-se mais tempo a tentar melhorar o nosso mundo, e o resultado será muito melhor, não?
Os miúdos nascem a saber mexer num pc. E coisas como pintar livros, construir carrinhos de rolamentos, andar de bicicleta, jogar à bola, isso é para os "tristes" que não tem um... (para mim, esses os verdadeiros sortudos...). e depois, há que comprar jogos a cada 15 minutos, porque o consumismo assim o exige, e o que agora é "muita fixe", daqui a 2 segundos é "uma seca". E um pai que não ponha um pc à disposição da criança... é fuzilado imediatamente com o desprezo do "o pai do Zézinho é melhor do que tu, porque lhe deu um computador e jogos, e eu queria é ser filho dele"...Primícias dos tempos modernos, é o que é.

Exceptuando as crianças, são dois tipos de pessoas, as que se viciam em jogos de pc: o indivíduo que é um estratega nato, e joga para testar e exercitar a sua argúcia, e o típico nerd que abomina a sua vida real e dá prevalência à sua existência virtual.

No primeiro caso, não é de censurar, apenas tem como ponto negativo o dispêndio incessante de horas para terminar um jogo, e provar a sua hegemonia face à tecnologia. Prefira-se jogos de cariz militar (jogos de guerra, in your face, luta, etc.) ou social (construção e manutenção de cidades, civilizações, património, ou então jogos de futebol, ou outros desportos, etc.), o estratega começa um jogo e não mais pára até conseguir atingir uma resma de objectivos a que se propõe, querendo visceralmente vencer a máquina, e ser declarado o maior, o dominante, o master and commander. Normalmente, depois de terminar um jogo, e vencer a máquina, ninguém o atura. Pelo menos até arranjar outro jogo (coisas de homens - com as mulheres, em geral tendem a fazer o mesmo...).

No segundo caso, é grave... o nerd começa por se lamentar da vida baça que tem, e começa a procurar existências paralelas, em que ninguém o conheça, ninguém sequer o veja, e onde se possa gabar do que não é, achando assim que a sua aceitação por parte da comunidade - a maior parte, virtual, também - será mais fácil. Este indivíduo adora chats, jogos de simulação de personagens - o Sims, ou o Second life, por exemplo - e normalmente é o oposto daquilo que apresenta na sua vida virtual. Cuidado com ele. Até porque, como faz o possível para se omitir à vida real, passando todos os minutos que pode na sua vida virtual, que prefere, descurando coisas importantes como a saúde, o aspecto, a habilidade de lidar socialmente com pessoas de carne e osso , enfim, todas as coisas que nos ensinam desde pequenos, desde o primeiro dia em que ouvimos a frase "nenhum homem é uma ilha". Os nerds são uma ilha, rodeada de cabos de pc por todos os lados. O limiar da realidade confunde-se, passado uns tempos de excesso de omissão social, com essa twilight zone que é a realidade virtual, e os indivíduos, muitas vezes, regridem ao estado de homem das cavernas, ainda que um homem das cavernas tecnológico. Não falam, grunhem, e teclam à velocidade da luz, comem comida de plástico e sandes de atum, bebem coca-cola e café para estarem acordados e online o máximo de horas, e, geralmente, têm borbulhas, maus dentes, falta de cabelo, corcunda e chagas no rabo (devido à posição em que passam tanto tempo, sentados frente ao pc).

Os primeiros, são normalmente saudáveis, cabe-nos a nós, mulheres que os têm assim, tentar vencer também a máquina, conseguindo desviar a atenção dos nosso estrategas para nós próprias (qualquer mulher sabe, no fundo, como fazê-lo) - para esses, há salvação.

Os segundos... Recomenda-se uma marreta e força para partir o pc todo e esmigalhar os cabos de internet. Depois, um internamento numa clínica de desintoxicação, para restabelecer o corpo de todas as maleitas que apanhou por falta de se cuidar. E depois, uma dose cavalar de VIDA SOCIAL, para uma restruturação pessoal completa. E uma providência cautelar de obrigação de afastamento de computadores com internet de, pelo menos, uns dez anos.

Não nego que há jogos engraçados, que fazem puxar pela cabeça e prendem a atenção. Mas o que é demais é erro, e enjoa, ainda por cima...

9 comentários:

T. Santos disse...

Os jogos são coisa boa, mas como tudo mais na vida não se pode "consumir" em excesso. Gosto de um bom jogo, mas não dispenso os cafés com os amigos ao fds...
Mas o que dizem é bem verdade, infelizmente!

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